A Empresa Municipal de Informática (IPLANRIO) – empresa pública sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, atualmente vinculada à Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública (SMTDI) – teve sua constituição autorizada através da Lei Municipal nº 1.562, de 22 de fevereiro de 1990, e disciplinada através do Decreto Municipal nº 10.977, de 29 de abril de 1992.

Na sua cronologia estão a “Fundação Municipal de Planejamento” (RIOPLAN), criada pela Lei Municipal nº 140, de 11 de dezembro de 1979, transformada na “Autarquia Instituto de Planejamento Municipal” (IPLANRIO) pelo Decreto Municipal nº 3.231, de 30 de setembro de 1981, até finalmente ser constituída na sua forma de Empresa Pública, com a então denominação de “Empresa Municipal de Informática e Planejamento” (IPLANRIO), quando sucedeu a autarquia extinta pela própria Lei autorizativa nº 1.562/1990.

Através da Lei Municipal nº 2.689, de 1º de dezembro de 1998, a IPLANRIO passou a ter a sua atual denominação de “Empresa Municipal de Informática” tendo como objetivo e função social, na forma do seu Estatuto, facilitar a vida do cidadão por meio de soluções tecnológicas inovadoras, ágeis e seguras, contribuindo para a eficiência do setor público.

Assim, à IPLANRIO compete, dentre suas principais funções: elaborar e propor diretrizes políticas e projetos estratégicos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Município do Rio de Janeiro; prover serviços de Centro de Dados e administrar os servidores de aplicação e banco de dados, soluções de comunicação e armazenamento de dados da Prefeitura do Rio de Janeiro; bem como elaborar projetos, desenvolver e implantar sistemas corporativos e soluções de conectividade na área de TIC.