IplanRio promove treinamentos sobre LGPD

Publicado em 13/06/2023 - 14:14  |  Atualizado em 13/06/2023 - 14:17

O Escritório de Riscos, Conformidade e Segurança (RCS) tem a importante missão de fomentar a implementação da Lei Geral de Proteção de Dad1os (LGPD) na IplanRio. Para isso, o RCS estruturou um programa sobre o tema que inclui ações de conscientização e recomendações de treinamentos específicos, de acordo com as necessidades de cada área. A Coordenadoria Técnica de Gestão de Pessoas (CTP) foi a primeira a participar da atividade que já contou com dois encontros.

“Nosso objetivo é disseminar continuamente a cultura de proteção de dados pessoais entre todos os funcionários. Iniciamos estas ações junto à CTP, uma vez que esta unidade organizacional desempenha papel crucial com relação ao tratamento dos dados pessoais no âmbito da IplanRio. É fundamental compreendermos que a adequação à LGPD diz respeito essencialmente a uma mudança cultural, ou seja, à capacidade de olharmos para todos os processos de tratamento de dados pessoais sob uma nova perspectiva, baseada nos fundamentos e princípios descritos na LGPD. ” – afirma Antonio Sergio, coordenador do RCS.

Os analistas de requisitos da Diretoria de Planejamento e Novos Negócios (DPN) envolvidos na meta setorial que trata do tema “Proteção de Dados Pessoais no levantamento de requisitos” também já tiveram um primeiro encontro, em que puderam entender melhor os conceitos básicos relacionados à Proteção de Dados Pessoais, assim como os fundamentos e princípios da LGPD. Ainda no mês de junho tanto a CTP quanto a DPN terão outros encontros. Em breve será formada uma nova turma composta por funcionários da Diretoria de Administração e Finanças e da Assessoria de Comunicação Social.