• O sucesso do Peticionamento Eletrônico: agilidade e praticidade no acesso aos serviços públicos
Publicado em 18/07/2023 - 16:52  |  Atualizado em 18/07/2023 - 16:52

O Peticionamento Eletrônico é um importante instrumento tanto para o cidadão carioca como para a administração pública. Desde o seu lançamento em março, 30 serviços da Prefeitura passaram a ser totalmente digitais e a necessidade de apresentar documentos presencialmente foi eliminada, o que impulsionou a agilidade e a praticidade em todo o processo.

O cidadão ganha a facilidade de realizar suas solicitações à Prefeitura de forma on-line, de qualquer local que esteja, e ainda tem a vantagem de acompanhar todo o andamento do processo através do Carioca Digital e e-mails. A possibilidade de realizar todas as interações de forma eletrônica facilita o dia a dia e reduz as burocracias enfrentadas anteriormente. Além da transformação digital proporcionada pelo Peticionamento Eletrônico, o Processo.rio também possibilitou a redução significativa no uso de papel, contribuindo para a preservação ambiental e para uma gestão pública mais sustentável.

O sucesso do Processo.rio não seria possível sem o esforço e dedicação das equipes da Diretoria de Planejamento e Novos Negócios e da Diretoria de Sistemas. Ele é administrado pela Secretaria Municipal de Transformação Digital e Integridade Pública (SMTDI) e conta ainda com a atuação da Diretoria Técnica de Aceleração Tecnológica (DTAP), que tem como objetivo acelerar a implantação do Processo.rio em toda a Prefeitura. Na terça-feira, dia 18 de julho, mais um Peticionamento será lançado para a Secretaria Municipal de Educação que auxiliará na contratação temporária de professores para as vagas remanescentes da segunda etapa do Processo Seletivo. Porém, ao longo do ano já foram feitos outros importantes módulos para outras secretarias e órgãos como: alteração do sentido de circulação das vias, autorização para publicidade vinculada a eventos, multas de trânsito, entre outros.